Cirurgia Plástica de Queixo
MENTOPLASTIA DE AUMENTO (Cirurgia do queixo)
CIRURGIA DE AUMENTO DO QUEIXO – MENTOPLASTIA DE AUMENTO
Indicações - Os melhores candidatos para a mentoplastia de aumento são pacientes que procuram melhorar a projeção e a forma do queixo (mento). Devem ser fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas expectativas. Muitas vezes, essa cirurgia é realizada com outros procedimentos da face como a rinoplastia (cirurgia de nariz) ou a cirurgia de facelifting (cirurgia de rejuvenescimento facial) afim de harmonizar as proporções e contornos faciais. A mentoplastia, usualmente é realizada por uma incisão intra-oral a frente e abaixo dos dentes, sendo praticamente imperceptível. Por vezes, a cirurgia pode ser realizada com incisão externa abaixo do queixo, principalmente quando associadas a cirurgias de rejuvescimento. Fixação com fitas adesivas são realizadas por 5 a 7 dias. A incisão intra-oral não requer a retirada de pontos e os pontos da incisão intra-mentoneana são retiradas com 7 a 10 dias.
Anestesia - Anestesia local com sedação ou anestesia geral.
Internação - Geralmente o paciente fica em observação por 24 horas.
Pós-Operatório – As fitas de fixação são retirdas com 5 a 7 dias. É comum ocorrer edema (inchaço) e equimose (roxidão), que regredirá em até 2 semanas dias. Deve-se evitar calor (sol, banhos muito quentes, etc.) pois o calor aumenta os edemas.
Resultado Definitivo - O resultado definitivo é alcançado após seis meses da data da cirurgia.
Idade Ideal - A idade pode ser considerada, se preferindo operar depois de terminado o crescimento, após 14/15 anos para as meninas e um pouco mais tarde para os meninos. Adultos também podem ter seus defeitos nasais corrigidos. Ê importante assugurar a opção dos jovens pelo tratamento cirúrgico como uma vontade própria, evitando que ocorra uma imposição dos pais.
Tempo de Cirurgia - a cirurgia do nariz dura entre uma e duas horas, em alguns casos esse tempo é ultrapassado.
RECOMENDAÇÕES SOBRE A MENTOPLASTIA ESTÉTICA
PRÉ- OPERATÓRIO:
- Comunicar-se com seu cirurgião plástico, até a véspera da cirurgia, em caso de viroses, infecções dentárias, afecção da garganta, etc.
- Internar-se no hospital ou clínica especializada, no dia e hora indicados na guia de internação.
- Em caso de anestesia geral, manter o jejum. Se for anestesia local, permite-se refeição leve até 6 horas antes da cirurgia.
- Compareçer acompanhado à internação.
PÓS-OPERATÓRIO
- Evitar friagem, sol e traumatismos locais no pós-operatório.
- Retornar ao consultório nos dias e horários estabelecidos.
- Escovar os dentes com escova macia.
- Obedecer à prescrição médica.
- Não se preocupar com o “inchaço” natural do queixo, que poderá persistir por algumas semanas.
- Evitar alimentos sólidos que exijam mastigação intensa nos primeiros dias. Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovoe ) e vitaminas (frutas).
Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informa-lo(a) a respeito da MENTOPLASTIA DE AUMENTO. Através do Site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA na INTERNET (cirurgiaplastica.org.br), você poderá obter maiores esclarecimentos, se assim o desejar.