Cirurgia Plástica lipoaspiração, lipo light, lipo escultura, brazilian, Rio de Janeiro Clínica Dr. André Ferrão Vargas cirurgião plastico formado na escola Ivo Pitanguy no RJ, cirurgias plásticas em geral, preços e orçamentos contato, cirurgia estéticas e reparadoras, mamoplastia, abdomem, nariz, facial, braços pernas, pescoço, queixo, orelhas, lipoaspiração, seios, implantes

Cirurgia Plástica de Lipoaspiração

Dr. André Ferrão Vargas - Cirurgião Plástico - Rio de Janeiro - São Paulo - Porto Alegre

LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA

LIPOASPIRAÇÃO - CIRURGIA PLÁSTICA


Indicações - A lipoaspiração é uma cirurgia plástica para a redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Os melhores resultados são obtidos nas lipoaspirações em que o paciente apresenta gordura localizada. Ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração não é feita para emagrecimento ou perda de peso. A mudança na balança, após a cirurgia, não é tão grande quanto a aparente perda de peso que a paciente apresenta no pós-operatório. Isto se deve ao pouco peso da gordura se comparada com os outros tecidos corporais (osso, músculo, etc.).Outra consideração a ser feita é que as melhores candidatas à lipoaspiração são aquelas pacientes próximas ao peso ideal e que apresentam gorduras localizadas e de dificil perda com dietas e exercícios. Pacientes muito acima do peso, que necessitam perdas de tecido gorduroso em áreas extensas, além de apresentarem maior risco cirúrgico (tempo de cirurgia, perda sangüínea, etc.) apresentam maior chance de ficar com irregularidades e flacidez de pele no pós-operatório. Na lipoaspiração, isoladamente, não se retira a pele excedente, retirada de pele pode ser associada em casos selecionados. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica nos orienta quanto a um limite de segurança de retirada de gordura, que fica em torno de 7% do peso corporal.

LIPOESCUL TURA
Indicações - A lipoescultura é uma cirurgia plástica para a redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas e parte da gordura aspirada é usada para enxertar áreas em que se precisa um maior preenchimento (como glúteo e sulcos da face), conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Os melhores resultados são obtidos nas lipoesculturas em que o paciente apresenta gordura localizada. Ao contrário do que muitos pensam, a lipoescultura não é feita, como a lipoaspiração, para emagrecimento. A mudança na balança após a cirurgia não é tão grande quanto a aparente perda de peso que a paciente apresenta no pósoperatório. Isto se deve ao pouco peso da gordura se comparada com os outros tecidos corporais (osso, músculo, etc.).
Outra consideração a ser feita é que as melhores candidatas à lipoescultura são aquelas pacientes próximas ao peso ideal e que apresentam gorduras localizadas e de dificil perda com dietas e pouco preenchimento em outras partes do corpo, como a região glútea.

Anestesia - Anestesia geral ou peridural.

Internação - Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia o período de internação poderá variar de algumas horas até 1 dia.

Pós-Operatório - Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estarem sujeitas a períodos de inchaços, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros (nódulo). Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 30. mês. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem desaparecerão as partes densas e nodulares. Os pontos são retirados em 7 a 14 dias. Pode haver dor por 1 dia ou dois que é controlada com analgésicos prescritos. Após alguns dias, os curativos são removidos. O uso de um cinta cirúrgica especial deve ser utilizado 24 horas por dia durante 45 a 60 dias.

Resultado Definitivo - Gradativamente vai ser atingido o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 a 12 meses do pós-operatório.

Idade Ideal- Não existe uma idade ideal, mas cada paciente detecta o momento em que sua auto-estima e sua vida psicossocial estará comprometida.

Cicatrizes - As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis

Tempo de Cirurgia - Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos.

DRENAGENS LINFÁTICAS

A Linfa: líquido entre as células que apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo, porém não possui células sanguíneas. A linfa é composta por uma combinação de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais. Quando o sistema circulatório não cumpre corretamente sua função, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de líquidos que não consegue absorver. Na maioria das vezes, esse fenômeno se traduz por sintomas como celulite ou retenção de líquidos, peso nas pernas ou aparecimento de edemas (inchaço). Nesses casos, pode-se lançar mão da drenagem linfática manual, que age como um método de redução dos edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, celulite, retenção de líquidos, acne, entre outros problemas.

Como Funciona: O método traz vários beneficias ao corpo, além de ser um grande aliado nos tratamentos estéticos, principalmente contra a celulite e a gordura localizada. A drenagem linfática por ultrassom é um método fisioterapêutico que utiliza-se de aparelhos com emissão de ondas de comprimento e intensidade regulavel. A drenagem linfárica manual é uma massagem especializada, realizada através de pressões com os dedos ou com as mãos, de forma suave, lenta e relaxante. O uso da técnica requer conhecimentos dos aspectos teóricos do método, bem como das manipulações práticas que não devem ser confundidas com a massagem convencional. O sistema linfático é lento e filtra de um a dois litros de líquido por dia.

As Drenagens no Pós-Operatório: A drenagem linfática manual é a mais recomendada nas pós-cirurgias estéticas, como, por exemplo, nas cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura, acelerando a recuperação pós-operatória, evitando fibrose e possíveis edemas.

O emprego da drenagem linfática manual - antes e depois da cirurgia - sempre permitirá melhores resultados. Portanto, cirurgiões, fisioterapeutas e esteticistas recomendam o tratamento como coadjuvante nas cirurgias estéticas.

No periodo pré-cirúrgico, a drenagem ajuda a ativar a circulação linfática da zona que vai ser operada, especialmente quando o paciente apresenta uma circulação lenta. Na recuperação pós-cirúrgica, a técnica é empregada de forma suave para drenar edemas, favorecer e agilizar a regeneração e reparação da pele e de outros tecidos afetados.

É importante lembrar que a drenagem linfática deve ser praticada por profissionais especializados. Se o local onde o tratamento é aplicado ficar inchado ou dolorido, é sinal de que a drenagem não está sendo aplicada de maneira correta.

CICATRIZES
As cicatrizes resultantes de cirurgia plástica são planejadas para ficarem disfarçadas e, passarão por vários períodos de evolução, que didaticamente dividimos em três momentos diferentes.
Período Imediato: Segue até o 30° dia. A cicatriz apresenta com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
Período Mediato: Segue do 30° dia até o 12° mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de "vermelho" para o "marrom", que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais. Nesse período, vários tratamentos podem ser realizados para melhorar o aspecto das cicatrizes como usos de gel de silicone, plascas de silicone, uso de corticoides tópicos e infiltrações de corticóide na própria cicatriz, assim como a apicação de laser sobre as cicatriz.

Período Tardio: Segue do 12° ao 18° mês. Neste período, a cicatriz começa a se tornar mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definiitivo da cirurgia deve ser feita após este período.

Cicatrizes Inestéticas, Hipertróficas e Queloideanas

As cicatrizes inestéticas, hipertróficas e queloideanas são passíveis de futuras revisôes cirúrgicas, caso venha a ser necessário.
Isto acontece em decorrência de anomalias na evolução cicatricial que podem ocorrer em certas pacientes por causas geneticas ou mesmo inflamações ou infeção pós-operatórias (causas menos comuns).

A correção pode ser feita mediante uma pequena cirurgia sob anestesia local, após alguns meses de evolução.

As cicatrizes queloideanas, podem ser tratadas com betaterapia para minimizar riscos de recorrência.

RECOMENDAÇÕES SOBRE A LIPOESCULTURA/LIPOASPIRAÇÃO

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

  • Comunicar-se com seu cirurgião plástico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
  • Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
  • Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas, na véspera da cirurgia.
  • Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
  • Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 4 a 5 dias.

 

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

  • Evitar esforços por 8 dias.
  • Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentado(a), assim como evitar ao máximo esforços máximos.
  • Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 1 semana.
  • Obedecer à prescrição médica.
  • Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-lo(a) a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos. Vale ressaltar que entre o 3o. e o 5o. dia pós-operatório, poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física. Isto é previsto e explicavel pela recuperação do seu organismo, em pról da sua fisiologia corporal.
  • Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com o seu cirurgião plástico, e somente com ele, quaisquer dúvidas que possam advir.
  • Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica ( carnes, ovos, leite ) assim como o uso de frutas.
  • Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.

 

Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informa-lo(a) a respeito da lipoaspiração. Através do Site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA na INTERNET (cirurgiaplastica.org.br) , você poderá obter maiores esclarecimentos, se assim o desejar.

 


- Compartilhar

Top
Close

Log In

Enter Remind password

Type your e-mail address and we'll send you new password

Submit